quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Se o aluno aprende...

Investir em um processo de trabalho educativo e escolar significa aprender a lidar com as diferenças, as resistências, o oposicionismo, o determinismo de pedagogias legalistas, com temor do outro, com a descrença, com a desavença, com indisposições, com apatias, com autoritarismo, com as incertezas e imprevisibilidades, mas, também com lideranças talentosas, destemidas, criativas, críticas sinceras, competentes e comprometidas com as aprendizagens dos alunos. Segundo Pedro Demo (1996), a diferença essencial tem a ver com a garantia da aprendizagem dos alunos, essa é a hipótese central da nossa Escola, pois, para ele, “tudo vale a pena, se o aluno aprende. E cabe o reverso: nada vale a pena, se o aluno não obtiver desempenho adequado”.

2 comentários:

  1. Passei para fazer uma visitinha e gostei de ler "Se o aluno aprende". É bom ler e refletir antes do início das aulas. Abraço, Joyce

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Joyce,

    Desequilibra mas fala certo. E aqui trago outra do Professor Pedro Demo, nesse mesmo artigo do Cadernos Semec, Caminhos da Educação, Série Planejamento n.5, "o fracasso escolar não é culpa do professor, mas é problema seu". É preciso tomar como desafio com a escola assumir a necessidade do aluno, como ele é, como ponto de partida e de chegada.

    Assim somos como beija-flores, que carrega a água no bico buscando apagar o incêndio da floresta. O importante é a aprendizagem do alunado.

    Abraços!
    Maria do Rocio

    ResponderExcluir