terça-feira, 27 de março de 2012

Gepetos e seus bonecos: o movimento das aprendizagens

Na brinquedoteca procuramos desenvolver o movimento lúdico das aprendizagens. Sabemos que o movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento da criança durante a fase da educação infantil, partindo do pressuposto que, a primeira  mensagem transmitida para o outro é a do corpo, e desde que somos ainda bebê. Ao brincar, a criança supera, pouco a pouco, a distância entre a escola, as práticas sociais, a sua cotidianidade e a forma como sente, pensa e se relaciona com o mundo, assim na escola, aprende a ler o mundo com outros olhos, a questionar e a exercer sua cidadania.

Representação do Pinóquio (aluno de 5 anos)
e o boneco referência


Os exercícios psicomotores como uma das aprendizagens escolares básicas favorecem a aprendizagem da escrita e da leitura. Tomamos como referência, no processo de alfabetização, que as dificuldades de aprendizagem vivenciadas pelas crianças são também decorrentes de um todo vivido com seu próprio corpo, e não apenas problemas específicos de aprendizagem de leitura, escrita etc.


Quando uma criança apresenta desenhos da figura humana empobrecidos no esquema e imagem corporal percebe-se uma dificuldade na escrita. Assim, visando contribuir com o desenvolvimento psicomotor e a evolução do desenho da figura humana, entre outros objetivos, as professoras que atuam na brinquedoteca de nossa escola, propuseram atividades para perceber a consciência corporal das crianças, como parte de avaliação diagnóstica de início de ano letivo, a também ajudá-las a se desinibir, representar e aprender entre seus colegas e professoras.


As atividades vivenciadas, com base na concepção de letramentos múltiplos, procuram valorizar a diversidade de práticas culturais e sociais de leitura e escrita além de servir como base de aprendizagens motoras, cognitivas e reconstrutivas no processo de aquisição da linguagem escrita.
O bom contador faz uso da cultura local, no caso, os brinquedos de miriti
e os cantos regionais ajudaram a encantar ainda mais as crianças...
A contação enreda personagem conhecido de muitas crianças, o Pinóquio, um boneco construído por Gepeto. E se desenrola junto às expressões faciais, corporais, gestuais, falares, cantares, desejos e reinvenções dos novos protagonistas.

Encantadas as crianças fizeram mágica e do nada aparece um boneco de papel
para logo surgir a grande surpresa do dia: o boneco de madeira.
Movimento das Aprendizagens e a arte de mover o corpo: afetos de corpo inteiro,
corpos dançam, recriam movimentos e se alegram entre si. O boneco de Gepeto vai ganhando Vida.
Os esquemas corporais ganham corpo e vida.
Percebe-se ali que eles formam seus bonecos de papel como desenham a lápis...
O primeiro boneco superior à esquerda, já está finalizado. O aluno identificou deste modo:
"aqui está a cabeça e os braços", e este aqui o que é? apontei para o triângulo,
e ele reservadamente me respondeu: é a parte dele... (referindo-se à genitália)
"Nos movimentos serão expressos sentimentos de prazer, frustração, desagrado, euforia, como dimensão de um estado emocional, reconstruindo, assim, uma memória afetiva desde os gestos iniciais das crianças, na medida em que melhor o indivíduo domina seu corpo e sentimentos. Gradativamente, ele irá conduzir-se com mais segurança no seu meio ambiente, e desta forma movimentar-se adequadamente dentro de todo um processo educativo". (Quirós apud Elman, Barth, Unchalo. Psimotricidade: aspectos ligados à construção do esquema corporal. In: Revista do Professor, 1992).

Nenhum comentário:

Postar um comentário